terça-feira, 6 de outubro de 2009

BRASIL: TERRITORIO, ESTADO E POPULAÇÃO


atualmente o brasil é o quinto pais mais extenso do mundo com áreas de 8514876 quilômetros só é menor que:Rússia,Canadá,China Estados Unido.Essa característica de pais"continental''. O Brasil possui uma extensa faixa litorânea,como 7367 km de extensão uma fronteira terrestre ainda maior com,15719 km faz limite com 10 países sul -americanos .
A POSIÇÃO GEOGRÁFICA DO BRASIL O Brasil está totalmente localizado no hemisfério ocidental do planeta ou seja encontra-se a oeste no Meridiano de Greenwich .A grande extensão do território brasileiro faz com que o país seja dividido em quatro fusos horários diferente ao horário de Greenwich . A grande dimensão territorial de nosso país possibilita de uma imensa diversidade de paisagens naturais e culturais. A FORMAÇÃO HISTÓRICA DO TERRITÓRIO BRASILEIRO A extensão territorial da maioria os países do mundo decorre da evolução histórica de suas fronteiras e o estabelecimento oficial de seus limites. A formação do território brasileiro teve início no século 16 com o desembarque dos navegadores portugueses no litoral oriental da América do Sul . O tratado de tordesilhas estabelecia uma linha imaginaria cerca de 370 léguas de distância das ilhas de cabo verde ,na África dividindo a terra a ser exploradas por Portugal e Espanha. O PAU-BRASIL E AS FEITORIAS DO LITORAL A terra encontrada pelos navegadores portugueses já eram habitada por indígenas com culturas distintas entre si . Boa parte desse povo foi subjugada pelo portugueses para o trabalho escravo .Desde então a população indígena sofreu uma redução drástica e atualmente seus descedentes não ultrapassam o total de 350 mil pessoas em todo o país,

A transformação das paisagens naturais brasileiras
O processo de formação do territorio brasileiro imprimiu grandes transform
ações nas paisagens naturais das diferentes regiões do país. .Essas áreas compreende em naturais no quais o dominio naturais se denominou em dominio morfoclimatico .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário